21.6.11

LA OLLA COMÚN . ARTE & GASTRONOMIA

Evento: La Olla Común (A Panela Comum) / Gastronomia e Arte
Artistas: Adolfo Torres (Chile) e Nevenka Pavic (Chile)
Data: 22 de Junho de 2011 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Bistrô do Memorial (Fundação Memorial da América Latina)
Entrada pelos portões 1 e 9 (estacionamento pelo portão 9)


Nesta Quarta-Feira, dia 22 de Junho de 2011 às 19h, se apresenta na Fundação Memorial da América Latina o trabalho “La Olla Común” (A Panela Comum) dos artistas chilenos Nevenka Pavic e Adolfo Torres, que se encontram realizando uma itinerância pela América do Sul e que já percorreu Paraguai, Argentina, Uruguai e agora Brasil.

Este projeto aborda de maneira visual, teórica e gastronômica, aspectos relacionados às culinárias populares e aos cenários que ativam os corpos sociais, que são:

- Eixo de Sobrevivência
- Gerador de Atividades
- Gerador de Imaginários

Nesta ocasião, os artistas realizarão a montagem da obra, um debate para apresentação do projeto e aspectos que se vinculam à cena da arte contemporânea chilena e a entrega de comida. Para a apresentação em São Paulo será preparado e servido um típico prato chileno, o “Charquicán con Pebre”.
Esta apresentação se realizará no restaurante “Bistro do Memorial”, o qual se apresenta como o espaço ideal e mais de acordo com o tema deste projeto, já que, segundo os artistas “os espaços de entrega de alimentos e a atividade do cozinheiro, cumprem um importantíssimo papel social, já que executam um trabalho que vai desde o nutritivo ao econômico, terminando no simbólico”, desenvolvendo suas atividades de uma forma constante, cotidiana e despercebida para a análise crítica destes trabalhos gastronômicos.

Este projeto já cumpre uma importante presença no contexto cultural Latino Americano, apresentando seu trabalho e forma de operar em vários países e espaços como Chile, Espanha, Colômbia, Ecuador, Peru, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil (Curitiba – Espaço Tardanza). Adolfo Torres e Nevenka Pavic foram convidados pelo curador chileno Justo Pastor Mellado para apresentarem a “Olla Común” na VII Bienal Internacional de Arte da Bolívia nos meses de outubro e novembro deste ano, na cidade de La Paz.

Mais info:
www.laollacomun.net
www.nevenkart.blogspot.com
www.lacuranderaav.blogspot.com

2 comentários:

aisha disse...

I have read a few good stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I wonder how much effort you put to create such a fantastic informative site.
2003 Toyota MR2 AC Compressor

sheena disse...

I enjoyed your post. It’s a lot like college – we should absorb everything we can but ultimately you need to take what you’ve learned and apply it.
Chevy W5 Turbocharger